A MUNDIAL está de volta!
Bem-vindo à nossa rádio online, nossa história começou com a ideia de criar uma plataforma de rádio que oferecesse ampla variedade musical e programação para atender aos mais exigentes ouvintes. Em 2015 ativamos a RÁDIO MUNDIAL, sob inspiração da extinta ZYJ-459 RÁDIO MUNDIAL 860 Khz, Rio de Janeiro, uma emissora conhecida por sua programação de classe e bom gosto que se destacou por oferecer uma combinação de música, notícias e entretenimento, com uma ampla faixa de audiência. Além de importante meio de comunicação, a RÁDIO MUNDIAL 860 Khz cumpriu o papel de promover a cultura inspirando credibilidade pelo comprometimento com a qualidade de programação e informação que transmitia. Agora a Rádio MUNDIAL está no ar no formato online, comprometida com o mesmo padrão da antiga ZYJ-459 RÁDIO MUNDIAL 860 Khz para levar ao ouvinte mais música e mais rádio com conteúdo e qualidade. Obrigado por escolher nossa rádio online e esperamos que você aproveite a nossa programação!
Somos uma equipe apaixonada por música e entretenimento, e estamos comprometidos em fornecer a melhor experiência de rádio para nossos ouvintes. Trabalhamos incansavelmente para construir uma comunidade de ouvintes fieis e oferecer uma programação de qualidade que atenda às suas necessidades. Acreditamos que a música é uma linguagem universal que une as pessoas e transcende as barreiras culturais. É por isso que nossa programação é diversificada e inclui uma ampla variedade de gêneros musicais. Além disso, estamos comprometidos em fornecer uma experiência de rádio sem interrupções, com qualidade de som de alta definição e sem anúncios irritantes. Nossa plataforma é fácil de usar e acessível em qualquer dispositivo, para que você possa ouvir sua música favorita em casa, no trabalho ou em movimento. Agradecemos a todos os nossos ouvintes por nos apoiarem e nos ajudarem a crescer. Estamos sempre abertos a sugestões e feedbacks, para que possamos continuar a melhorar e oferecer a melhor experiência de rádio possível.
A Mundial foi inaugurada como PRA-3 com o nome Rádio Clube do Brasil em 1924, passando em 1927 a operar na frequência 860 Khz. Em 1937 o nome é alterado para Rádio Cajuti (as sílabas de Tijuca ao contráriopois fora vendida ao Tijuca Tênis Clube, que transfere os estúdios para a sede do clube. Em 1948 o clube vendeu a rádio para os Diários Associados, alterando novamente o seu nome, agora para Rádio Mundial. Em 1954 foi comprada pela Organizações Vitor Costa e em 1959 alugada para o radialista Alziro Zarur, fundador da Legião da Boa Vontade. Por volta de 1968/69, a Rádio Mundial foi vendida ao Sistema Globo e a partir desse ano passou a ter uma programação essencialmente musical. O Sistema Globo passou a investir pesado na Mundial AM e a virada veio com a chegada do radialista e DJ Big Boy, falecido em 1977, que assumiu a direção geral da rádio. Big Boy implantou uma programação pop extremamente inteligente e ágil. Uma programação que não deixava de tocar bons nomes da música popular. Por isso, é impossível falar da Mundial AM e do rádio do Rio dos anos 70 sem falar de Big Boy, um dos melhores radialistas da história do radialismo. O próprio Big Boy apresentou alguns dos melhores e bem-sucedidos programas da Mundial. Neles, ele aproveitava sua experiência como DJ no Rio de Janeiro. Nos bailes "da pesada", promovidos em diversos lugares da cidade, como o Canecão e clubes do subúrbio, Big Boy apresentava as principais novidades da música pop. Nos anos 70, ele ajudou na explosão da black music e do funk original, muito superior ao insosso funk carioca surgido no final dos anos 80 e 90.
Como a Mundial tinha ouvintes em vários estados, a programação da Mundial AM virou referência para diversas AMs e FMs de todo o Brasil. No Rio, todas as boas FMs de qualidade que surgiram, desde os anos 70, devem ao pioneirismo da equipe da Mundial AM. Até outras rádios AM copiavam o modelo da Mundial, a começar pela Excelsior AM 780 de São Paulo, que também era do Sistema Globo.
Nessa fase a emissora competia com a Rádio Tamoio, das Emissoras Associadas, que também apresentava uma programação musical dedicada ao público jovem. Na década de 1970 a emissora investia no black music e no rock. Entre 1973 a 1985 a emissora lançou coletâneas de seus sucessos em disco pela Som Livre (1973-1985), RGE (1981e Opus Columbia (1984). A partir da década de 1980, devido ao aumento da audiência das emissoras FM, a rádio foi decaindo aos poucos. A Rádio Mundial AM 860 foi extinta pelo Sistema Globo em 1992, passando a CBN, também do Sistema Globo e que havia sido criada experimentalmente na frequência AM 1180, a operar na frequência 860 kHz.
Em 1996 a Mundial voltava ao ar, na frequência 1180 Khz tocando samba e pagode, além de transmitir as corridas do Jockey Club do Brasil. Em 2002 a frequência foi arrendada à ONG Viva Rio, passando a ser Viva Rio AM. Por razões contratuais somente as corridas do Jockey Club eram transmitidas. Em 2005 o contrato com a Viva Rio encerrou e a Mundial voltava novamente ao ar com programação musical. Em 2007 a Rádio Mundial transmitiu o Pan Americano do Rio de Janeiro em simultâneo com o Sistema Globo de Rádio. Em 2008 o Sistema Globo de Rádio encerrou o contrato que ainda tinha com o Jockey Club e começou o processo de venda da rádio. No dia 27 de maio de 2008 a emissora ganhou mais conteúdo jornalístico com notas intercaladas nas execuções musicais. As equipes de jornalismo da Rádio Globo Rio de Janeiro (AM 1220 Khze da CBN Rio de Janeiro (AM 860 Khzforam utilizadas pelo Sistema Globo para contribuir com essas intervenções jornalísticas na programação da Mundial. No dia 30 de janeiro de 2009, a emissora encerrou as suas atividades, passando a ter apenas execuções musicais e em fevereiro foi comprada pela Igreja Mundial do Poder de Deus.
RÁDIO MUNDIAL - Rio de Janeiro - Brasil
radiomundialnet.comunidades.net
radiomundialnet.wixsite.com/radiomundial
sites.google.com/view/radiomundialnet
E-mail: radiomundial2@gmail.com
E-mail: mundial@radiomundial.net